Postagens populares

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COLUNA OBSERVADOR 2011

Observador

> Julio Lemos- Editor e Fotógrafo da Folha Rosariense. Também no Twitter, Facebook, Orkut, MSN.

Rosário do Sul, sexta-feira, 15 de julho de 2011 REPRODUÇÃO PROIBÍDA HOME

Julio Cesar Oliveira Lemos | Criar seu atalho
> EDIÇÕES IMPRESSAS DA COLUNA (CONFIRA AS ANTERIORES)

Coluna publicada dia 15 de julho de 2011

Mudanças políticas
A semana movimentada na política em Rosário do Sul ainda não terminou e é uma sucessão de informações e comentários com mais de mês registrados na imprensa e na área política rosariense.
O fato mais recente de tudo isso foi a confirmação da desfiliação do vice-prefeito Dilmar Nequi do PSB e sua provável filiação, sábado, 16 no Partido dos Trabalhadores. Ele foi convidado. Confira na página ao lado a informação.
> Fora isso, a vereadora Cíntia Souza colocou seu nome a disposição do PDT para concorrer internamente ao cargo de pré-candidata a prefeita pela legenda.
> E no PSB, o vereador Éverton Leal oficializou na semana passada seu afastamento como Líder do Governo pela legenda, mas permanece fiel a base de Neizinho e Bandeira.
GAROTA COMUNITÁRIA- A Associação de Moradores dos Bairros Adroaldo Rodrigues e Prates promovem neste domingo dia 17 de julho, o evento Meu Bairro é Show, com a realização do Concurso Garota Comunitária 2011, nas categorias Boneca, Infanto Juvenil, Juvenil e Adulta, e as inscrições estão sendo feitas na residência da presidente Luciane dos Santos Martins.

Coluna e Página 2 (Folha do Povo) publicada em 21 de junho de 2011 na edição impressa da FR

Energia Elétrica:
Falta de luz causou transtornos em dois pontos da cidade
(Publicado em 21/6/11) Duas faltas involuntárias de energia elétrica causaram transtornos no centro da cidade por duas oportunidades. Na semana que passou dia 17 de junho, parte da quadra da Escola de Ensino Médio Fronteira/Garra e imediações, ficou sem luz por um período na parte da tarde, o que ocasionou, inclusive a queima de eletrônicos. Anteriormente no mesmo local, só que por problema interno na escola, dia 09 houve falta de luz que ocasionou o cancelamento das aulas no período da noite.
Na segunda da semana que passou, 13 de junho, um transformador localizado na Voluntários da Pátria com Gaudêncio Soares, explodiu deixando moradores do bairro Aliança e parte do centro sem luz até às 20h30 quando técnicos da empresa contratada da AES Sul realizaram a substituição do aparelho por outro. O corte afetou a edição da Folha Rosariense que circulou no dia seguinte, tendo sido necessário o deslocamento para sua conclusão em outro ponto da cidade.
Conforme o Coordenador Operacional da AES Sul, Robert dos Santos, o caso do transformador localizado nas proximidades da Folha Rosariense teve de ser substituído devido a avaria. Foi um trabalho mais demorado do que o normal. 111 clientes ficaram sem luz no local. “A avaria de transformadores pode ocorrer por desgaste ou até por término da vida útil. Para correta avaliação do motivo, enviamos para nossa oficina em Santa Maria, que emite laudo com o parecer final”, explicou Santos.
Mesmo com a troca do aparelho, o problema enfrentado por moradores das imediações do jornal e do Gandaya que ocorre há mais de quatro meses, seguia tendo na sexta, 17, sábado, 18, domingo 19, e ontem - segunda 20/6- ocorrido oscilações na energia e queda que ocasionou o desligamento de computadores, e fraco desempenho de eletro-eletrônicos. Fica o registro.


Asfaltamento nas ruas>

Os motoristas de Rosário aguardam pelo início da recuperação asfáltica de ruas da cidade. Um dos exemplos é a João Brasil, que em todo o trecho asfaltado possui inúmeros buracos que estão prejudicando até o bolso dos proprietários de carros e motocicletas. Canabarro enquadra-se no mesmo problema. Nas ruas com calçamentos de pedras irregulares, a pior rua é a Amaro Souto, dos trilhos até a Artidor é um grande festival de buracos.
Contrastes no clima
> Em pouco mais de duas semanas Rosário viveu um grande contraste no clima. Na semana que passou frio e a visualização - em distâncias longas- das partículas de cinza do vulcão chileno que ficaram na região segunda, 13 e terça, 14 e que foi notada em veículos que amanheceram na rua na madrugada destes dois dias. Após, uma leve elevação na temperatura - chuva no domingo- e hoje, oficialmente inicia o “Inverno”.
Prefeituráveis na ‘boca do povo’
> Dos ‘prefeituráveis’ já publicados por esta coluna, dois nomes estão sendo bastante comentados na ‘boca do povo’. Durante as últimas semanas os nomes dos vereadores Vilmar Oliveira (PDT) e Alisson Sampaio (PP) são comentários das rodas de polícia da cidade. Alisson já é considerado candidato certo dos Progressistas enquanto que movimento forte surge pressionando Vilmar para que seja o candidato do seu partido em 2012.
Fica o registro. Rossignollo, Dilmar, Antonello, Clóvis e Bandeira são outros nomes comentados. O nome do Dr. Ritter, ex-secretário de saúde é comentado como possível nome de candidato a vice-prefeito numa das futuras alianças.
ARTESANATO- A diretoria do Bairro Artidor Ortiz está informando que o Clube de Mães, estará reunindo-se dia 25 de junho às 15h, sábado, no centro comunitário. No encontro será definido e iniciado os cursos gratuítos de artesanato. Todas as senhoras e senhoritas que desejarem participar estão convidadas.
SAMU- Até sexta, 17/6, não tinha sido recebido no Legislativo o projeto da SAMU SALVAR. Rosário é uma das cidades cujo serviço ainda depende de um projeto da Prefeitura. A SAMU será operada em convênio junto ao HCNSA.
Moradores de terreno baldio localizado na rua Independência ficaram livres do mato que tomava conta do local, inclusive com a proliferação de ratos e de lagartas venenosas. Após publicação neste espaço na Folha Rosariense, no mês que passou, foi providenciado pelo proprietário do terreno sua limpeza. A Prefeitura alerta que além dos entulhos colocados em via pública, proprietários de terrenos baldios que não realizam limpeza periódica poderão ser multados. Fica o registro.



Folha do Povo Página 02 edição de 27 de maio de 2011



Coluna publicada em 27 de maio de 2011 na edição impressa da FR

Teletáxi e moto-frete
> Os mototaxistas rosarienses comemoraram na noite de segunda, 23, a aprovação no Legislativo dos projetos, em especial o 073 que regulamenta e legaliza o serviço de mototáxi. O projeto foi aprovado com adequações e sugestões feitas pelos próprios profissionais aos vereadores. Rosário é uma das poucas cidades do RS que regulamentou o serviço. Após a assinatura e sanção do prefeito Ney, os cerca de cem profissionais irão adequar-se aos projetos.
Pórtico- Outro projeto que foi aprovado na câmara, segunda, foi do pórtico, uma iniciativa da vereadora e amiga Cíntia Souza (PDT).
Dinamismo jovem no Comercial
> A jovem advogada Clarissa Telles, encarou no início do ano assumir a presidência do tradicional Clube Comercial e além de implementar ideias novas e consultar a diretoria, está promovendo para o próximo dia 03 de junho, às 14h30 na sua sede, uma assembleia geral debatendo o estatuto da entidade. Como já foi anteriormente publicado em reportagem na Folha, a Presidenta Clarissa ao ler a documentação, descobriu que o Estatuto do Clube que segue valendo oficialmente é o de 1º de janeiro de 1944. A assembleia servirá para alterar o estatuto e registrar oficialmente as mesmas dentro do Código Civil Brasileiro.
AÇÃO DA JUSTIÇA DÁ RESULTADO
> Quase que simultaneamente a iniciativa do Ministério Público de Rosário em estimular as denúncias de maus tratos e abusos em crianças e adolescentes, três indivíduos estão presos suspeitos de terem abusado de crianças. As ações do MP também coibirão a venda de bebidas alcoólicas em festas escolares e busca diminuição do índice de evasão escolar. Atitude elogiável da promotora Fernanda Carvalho. Ações rápidas da Polícia em Rosário do Sul.
Saída rápida para problema
> Em poucos dias o secretário de Saúde, Luis Antonello juntamente com membros do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e lideranças comunitárias da zona oeste resolveram a questão do prosseguimento do atendimento no Posto de Saúde do Bairro Graciano Argemi, que foi suspenso após uma ameaça feita por morador as funcionárias na semana que passou. A Folha acompanhou a reunião. Confira Página 03 >>>

Coluna publicada dia 20 de maio de 2011 na edição impressa da Folha Rosariense

Trânsito: Resolvendo a questão
Dois assuntos importantes são debatidos nestas duas semanas na área política local. A questão da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), cujo projeto foi aprovado com emendas na última sessão da Câmara e a legalização, perante a Lei, do serviço de Mototáxi. As duas questões envolvem diretamente nosso trânsito rosariense que sofreu um aumento de sua frota nos últimos oito anos.
Com a questão da JARI prestes a ser resolvida, na intermediação da Famurs em Porto Alegre, será disposibilizado o sistema unificado de lançamento das multas de trânsito dentro da área urbana rosariense. Uma questão que foi se arrastando por mais de um ano e meio.
Já a questão dos escritórios de Tele-moto, mototáxi, ou tele-entrega foram apresentados pelo Executivo em forma de dois projetos, um específico para o transporte de passageiros (073) e outro para tele frete (074). Sustentando aproximadamente 100 famílias, os profissionais querem a retirada de artigos ou substituição, tendo em vista que irá onerar - e muito- cada um dos motociclistas. Na página ao lado você confere como foi a reunião em que os vereadores colheram sugestões dos mototaxistas. Esperamos que esta questão seja mais uma encaminhada, a partir da aprovação do projeto 073 na segunda-feira. Tanto Legislativo como Executivo querem resolver questão.
AINDA O TRÂNSITO- Rosário presencia um verdadeiro inchaço no número de veículos no centro da cidade. A fixação de local com sinalização para estacionamento de motocicletas especificamente ajudaria. Outro fato é o trânsito de caminhões no centro, travando o escoamento dos veículos. Como existe em cidades vizinhas, Rosário também poderia ter lei regulamentando horário para veículos pesados passarem pelas ruas do centro.
TEMPO DE MANIFESTAÇÃO- Questão já posta na internet e que coloco aqui é para que os atuais vereadores, utilizando seus dispositivos legais transformem na Lei do Município ao invés de uma, para DUAS SESSÕES LEGISLATIVAS, como também ocorre em municípios da região. O aumento de 10 para 20 minutos por manifestação parlamentar seria importante, já que dez minutos é pouco para que os nossos representantes apresentem seu pensamento, manifestação e reivindicações. Segunda passada, devido a apresentação de projetos, cada vereador pode utilizar apenas 5 minutos, o legítimo ‘te vira nos cinco’. Fica a sugestão.
AÇÃO- Elogiável trabalho da Brigada Militar de Rosário que se preocupa não apenas em fiscalizar e patrulhar, mas em prevenir e dar noções de como ser um bom cidadão. Nesta edição reportagem sobre a Ação Integrada, em sua quarta edição que junto ao Proerd envolve alunos dos educandários locais.

Coluna publicada dia 26 de abril de 2011 na edição impressa

Prefeituráveis para 2012: Surgem novos nomes !
(Publicado no OBSERVADOR - Site da Folha Rosariense 20/4/2011 e atualizado): A 'corrida' pela prefeitura nas eleições de 2012 começou já no ano que passou quando o nome do vice prefeito Dilmar Nequi (PSB) era apontado como candidato a sucessão de Ney Padilha. Dos demais partidos, o PTB tem em Rossignollo, ex-prefeito por duas vezes uma espécie de consenso enquanto que o PSDB tem como provável candidato o médico Clovis Lemos. Em ato na semana que passou o PPS assinalou o advogado Ricardo Pietro como possível nome na eleição de 2012 e na sexta, Alisson Sampaio foi pré-lançado pelo Partido Progressista que governou Rosário pela última vez com o hoje presidente do Legislativo, vereador Alsom Pereira da Silva. Nesta quarta, 20, durante entrevista ao repórter Pedro Borges, da Marajá AM, o secretário Bandeira Brasil Brilhante Braga também colocou seu nome a disposição do mesmo PSB de Dilmar Nequi para concorrer a prefeito pelo partido, portanto o PSB tem dois nomes. O PT deverá definir-se faltando um ano para a eleição enquanto que o PMDB possui nomes mas não definiu posicionamento ainda. Já o PDT, dos partidos da cidade, não aponta ainda nomes, embora saiba-se que existem candidatos em potencial para concorrer a prefeito. O PDT governou Rosário por 18 anos, em três administrações de Glei Menezes: 1983-1988; 1997-2000 e 2001-2004.
MAIS> Diante de especulações de nomes como Antonello e João Ramis, feitos na internet, o PT lançou nota na internet e pela imprensa local, manifestando-se sobre as eleições de 2012, reforçando que antes de apresentar nomes, o partido está aberto a novas filiações até setembro 2011, e está elaborando o “Projeto Ideias para Rosário”, já publicado na Folha Rosariense. Além disso estará dialogando com demais partidos principalmente com identidade e da base dos governos federal e estadual, realizar seminário de planejamento, formar nominata de candidatos a vereança e, acrescentando o que publiquei, nominata para majoritária, só a partir de outubro, ou seja, um ano antes das eleições.
FERIADÃO E FESTIVIDADES- Rosário do Sul realizou várias atividades durante esta semana durante o feriadão deixou o município apenas com dois dias úteis. Na terça, 19, mateada na praça reuniu um público modesto. Na quinta ocorreu o congresso e posse da UVB e na sexta dramatização da semana santa na Igreja Matriz. Bailes e outra mateada de páscoa complementaram o feriadão rosariense, muito modesto, diga-se de passagem e, com frio, a cidade voltou a rotina nesta semana!
CHUVAS- Falta de luz e chuva forte com alagamentos e destruição de ruas também foi registrada no feriadão. Em alguns pontos do interior de Rosário como Campo Seco e Caverazinho a energia elétrica demorou para ser reestabelecida.
Foi movimentado também o feriadão na área policial. Confira na edição impressa da Folha Rosariense

Coluna publicada sexta, 11 de março de 2011

Raios causam apagão

Várias descargas elétricas na zona norte de Rosário do Sul causaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica na noite desta quarta, 09. Uma tempestade que somou 38mm de chuva, com muitos raios causaram o rompimento de cabos condutores na Vila Nova, afetando o sistema da AES Sul. Em todos os bairros da zona norte e parte do centro da cidade a energia foi cortada das 21h30 até às 22h30 quando a equipe de plantão que presta serviços a AES reestabeleceu a energia. Uma parte do Parque Ibicuí e Vila Nova seguiu sem energia por mais algum tempo.

A tempestade elétrica também causou danos no transmissor da Rádio Marajá AM, que fica na rua Alberto Pasqualine, Parque Ibicuí. Um raio danificou a instalação deixando a emissora, que completou aniversário dia 25 do mês passado, fora do ar toda a quinta-feira.

Carnaval do Xixi: Mictórios Públicos

O Carnaval 2011 foi um sucesso tanto na avenida do Samba como nos clubes da Cidade. Poucos incidentes foram registrados durante as noitadas. Mesmo com uma dúzia de banheiros químicos instalados na praça central muita gente não se ‘aguentou’ e fez xixi em qualquer lugar nas ruas próximas. A Voluntários em direção ao Gandaya foi um dos locais escolhidos pelos foliões, o meio da praça... tudo isso sem importar-se com a situação e as pessoas que passavam. Já nas proximidades do Comercial, na Floriano a entrada de uma garagem foi o ponto utilizado tanto por homens, rapazes, moças e mulheres para aliviar a bexiga. O odor era forte nestes pontos ainda na manhã de quarta. Em outras cidades do país mais de 500 pessoas foram presas por fazerem necessidades ‘em qualquer lugar’.

UERGS- Digamos que hoje seja dada a largada, ou o primeiro passo para a vinda da Universidade Estadual do RS para Rosário. A comunidade e forças vivas prepararão a "Carta de Rosário" que será entregue para representantes da UERGS e dos cursos profissionalizantes que também estão sendo pleiteados. Os debates ocorrem no Plácido de Castro a partir das 9h.

LIXO- Impressionante a quantidade de lixo após o carnaval rosariense. O que era para ser uma quarta-feira de cinzas virou a ‘quarta do lixo’. Funcionários da SMOU e da empresa que faz o serviço na cidade trabalharam duro para limpar toda a bagunça. Na periferia porém o acúmulo de lixo foi enorme até ontem, quinta-feira. A ‘produção’ de lixo foi grande nesse carnaval !

***Em Tempo, todo o dia é o dia de vocês Mulheres ! Parabéns pelo 08/3 e os outros 300 e tantos do ano !



Coluna de sexta dia 25 de fevereiro de 2011.

Questão dos raios no monumento

Moradores das imediações do monumento de Nossa Senhora de Fátima, centro da cidade, alertam para o problema da falta de aterramento do para-raio. Com o cabo rompido, o dispositivo está tecnicamente desativado. Um dos moradores disse que duas descargas elétricas causaram prejuízos. Dia 08/2 uma descarga queimou um receptor de parabólica, modem e fone sem fio. "O susto foi grande", argumenta. Já o diretor do Plácido, Eduardo Ribeiro, confirmou a queima de quatro computadores, um modem e um aparelho de fax. O reinicio das aulas levou o diretor da escola a solicitar a religação com o aterramento do para-raio através da secretaria de Obras. Em contato com a secretaria fomos informados de que o cabo rompido será recuperado pelo setor de eletricidade brevemente.



Ensaio dos Embaixadores do Rítmo só até às 22h

> A BM notificou a diretoria da Escola de Samba Embaixadores do Rítmo de os ensaios da bateria da escola na Amaro Souto, em frente ao Caixeiral poderão ser realizados somente até às 22h. A determinação foi feita pelo MP com base em queixa de um morador da Voluntários da pátria. Nas demais agremiações os ensaios ocorrem até 23h30 ou mais. Fica o registro.

Previsão das obras

> Na página 03 desta edição ( EDIÇÃO ELETRÔNICA LINK CIDADE) reportagem assinala a formalização de 11 contratos entre Prefeitura e Caixa Federal. Asfaltamento total da Canabarro e Amaro Souto estão inclusas.

Coarroz comemora hoje sua nova fase !

> Edição do dia 15 de fevereiro de 2011

SAMU Salvar a caminho

(15/2/11) Enquanto que no vizinho município de São Gabriel o serviço do Samu-Salvar já funciona desde a última quarta, 09, em Rosário do Sul ainda depende de um possível convênio com o HCNSA para que o serviço possa ser finalmente efetivado, cinco meses após a chegada da viatura. Lá em São Gabriel o serviço funciona num convênio entre Prefeitura e Santa Casa, com uma equipe de 10 profissionais, 24h todos os dias.

A prefeitura de Rosário está finalizando reforma no local onde a equipe estará trabalhando, junto a Vigilância Sanitária, antigo Museu na Amaro Souto. A prefeitura de Rosário, nesse meio tempo adquiriu três kits e está a caminho um desfibrilador. O serviço poderá ser ativado mês que vem desafogando o serviço do Corpo de Bombeiros da cidade.

Parceria de sucesso- A RBS e Administração de Rosário comemoraram no fim de semana, durante o Garota Verão os 15 anos da parceria que trouxe nos anos 90 a final regional para as Areias Brancas. O prefeito em exercício, Dilmar Nequi, recebeu uma placa em reconhecimento da parceria. (15/2/11)

> Na edição da sua Folha Rosariense desta terça duas reportagens sobre os eventos do final de semana. Sábado com o concurso Garota Verão e domingo campeonato automotivo. Com o calor, domingo o número de pessoas na Beira-Rio foi grandioso. (15/2/11)

=========================================

* Apagão deixou gabrielenses à mercê dos mosquitos na noite de domingo para segunda. 4 horas sem luz;

><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Morador faz placa e pede calçamento



(Publicado em 11 de fevereiro de 2011) Leitor da Folha sugeriu a visita da reportagem no prolongamento da rua General Osório, junto ao CTG Passo do Rosário. No local, as duas quadras estão sem o calçamento e um morador resolveu fabricar uma placa, onde em letras legíveis pede o benefício. Segundo um morador "é muita poeira no verão e barro no inverno", e ainda acrescenta: "Poderia ser colocado no livro Guinnes dos Recordes. Uma rua, a duas quadras da praça central, sem calçamento, numa cidade de quase 40 mil habitantes é digno de registro", conta. Se a moda pega...

Se você tem algo diferente, reclamação ou um fato curioso contate a redação ou envie seu e-mail.

VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário