Postagens populares

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Coluna do dia 26 de junho de 2009


As pragas do século 21

Tanto falou-se em crise financeira, crise global, algo pequeno diante de outras pragas que chegaram neste século 21 originárias de outras pragas do século anterior e algumas criadas a partir de 2000. Leitoras e leitores, tanto falaram que a culpa disso ou daquilo era da tal crise financeira, enquanto pragas maiores chegavam e instalavam-se e, infelizmente algumas já estão entre nós. Cito a onda de doenças como Dengue, Febre Amarela e mais recentemente a H1N1- popular gripe suína (ainda não confirmada por autoridades rosarienses) , a infestação de crack que está destruindo famílias inclusive em Rosário do Sul e região, e suas consequências como o alto índice de assaltos, roubos e pilhagens. Essas pragas vieram todas de um vez para os brasileiros, talvez uma prova para nossa resistência. Hoje ocorre uma passeata contra as drogas dentro da semana contra essas pragas. É a comunidade enfrentando provações da melhor sorte possível.Quanto as doenças como essa peste do H1N1 Gripe A, que já manifestou-se em São Gabriel, a prevenção é o melhor remédio, principalmente para algo que ainda não tem vacina. É, as pragas se espalham rapidamente pelo mundo, assolando e causando prejuízos. As pragas estão entre nós, basta ficarmos atentos para que elas não nos prejudiquem, não invadam nosso espaço e nossas famílias.

MÁSCARAS> Como estamos falando em prevenção e até o momento não há casos da gripe H1N1 no município, muitas pessoas já estão usando máscaras o que já é rotina em São Gabriel e foi no México- origem da doença. A tendência é o aumento da procura das máscaras nos próximos dias.

> Confira nesta edição as informações sobre a Consulta Popular 2009 na página 05.

> Na página 09 a caminhada e a posse do conselho municipal de entorpecentes. Questão do crack é muito séria e é tratada como prioridade aqui em Rosário do Sul. O combate as drogas deve se intensificar !

* Inter e Grêmio buscarão reverter prejuízos em casa.