Postagens populares

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DOIS ROSARIENSES OPOSTOS NA BRIGA PELO PIRATINI !!!!

Política Voltar/ HOME
> Rosário do Sul, RS, QUARTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2010
Berfran é o vice de Yeda
Luciano Azevedo, Claudio Diaz, Berfran e a governadora Yeda/ Foto 
Luciana MeneguettiEm ato que lotou o auditório da sede estadual do PSDB, em Porto Alegre, no início da tarde desta segunda (21), foi anunciado o nome do deputado e presidente do PPS gaúcho, o rosariense Berfran Rosado, como o pré-candidato a vice da governadora Yeda Crusius, que tenta a reeleição ao Palácio Piratini.
Na presença de deputados estaduais e federais, lideranças do PSDB, PPS, PP e PRB, além de simpatizantes, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Claudio Diaz relatou como foram as tratativas que resultaram na coligação entre os quatro partidos. “Cada partido conduziu as negociações de forma transparente e honesta, buscando consolidar e, sobretudo, continuar o projeto da governadora Yeda, que mudou o Rio Grande para melhor”, destacou o presidente tucano.
Em sua fala, Berfran lembrou do protagonismo do PPS nas últimas eleições, quando ajudou a eleger a governadora Yeda. “Sempre fomos fieis e leais a este governo, que ajudamos a construir. Acreditamos neste projeto que, com mais quatro anos, mudará, definitivamente, o Estado. Muitos e importantes avanços já foram obtidos, sendo este governo reconhecido pela coragem de fazer transformações que eram necessárias há anos”, sublinhou o pré-candidato, lembrando que não faltará argumentos e entusiasmo ao PPS para trabalhar pela reeleição da governadora Yeda Crusius.
A governadora Yeda não escondia a alegria por ter conseguido congregar o PP, PPS e o PRB em torno de sua candidatura. “Formamos um bloco de peso, de expoentes. O PSDB sempre que participou de majoritárias venceu. Temos projeto e já provamos que é possível mudar, que é possível fazer, investir, reduzir gastos e gastar melhor. Enfrentamos tudo e muitos que insistem em manter a beligerância no RS, mas fomos maiores do que isso”, frisou a candidata à reeleição.
Presentes ao ato, o secretário-geral do partido, Sérgio Camps de Morais, os deputados Luciano Azevedo e Paulo Odone e demais membros da Executiva Estadual do PPS, mostravam satisfação com o retorno à coligação com o PSDB.

Marliane é sindicalista e fundadora do PSOL no RS/ Foto reprodução
 site do PSOLProfessora Rosariense concorre a vice governadora pelo PSOL
A professora rosariense Marliane Ferreira dos Santos foi confirmada como candidata a vice governadora na chapa encabeçada por Pedro Ruas do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sábado 19 de junho em Porto Alegre onde é radicada e trabalha. Marliane é dirigente do CPERS Sindicato e participa dos movimentos em defesa do cidadão.Ruas é advogado e vereador em Porto Alegre. Com forte oposição ao governo atual Pedro Ruas e Marliane terão como candidato ao senhado o professor Luiz Carlos Lucas e a funcionária da UFRGS, Bernardete Menezes. Dentre os nomes que concorrem a Deputado Federal está Luciana Genro que busca a reeleição. 

COLUNA 18 DE JUNHO DE 2010

A coluna Observador é publicada nas edições impressas da Folha Rosariense desde o ano de 1996. Há 14 anos formador de opinião em Rosário.
Rosário do Sul, sexta-feira, 18 de junho de 2010
Torcedores acompanharam a estreia do Brasil no Gandaya em um telão
 giganteNa torcida no Gandaya
Vários rosarienses mesmo que sendo em plena terça, 15 de junho, acompanharam a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. O resultado suado deixou os expectadores que acompanhavam a partida em um telão gigante, e vibraram quando sairam os dois gols da vitória frente ao fraco time da Coréia do Norte. Para domingo, 20, o Gandaya terá novamente o telão e muito mais a disposição dos rosarienses. O público também deverá ser maior. O preço é simbólico e o jogo começa às 15h30 de domingo, 20/6! Confira !
Berfran é nome de confiança da governadora, para ser seu candidato
 a vice-governador do Estado/ Foto Emílio Pedroso/ ZH/ Reprodução 
InternetIndicação- O rosariense Berfran Rosado concorrerá para vice-governador na chapa de Yeda Crusius. A governadora que concorrerá a reeleição apontou a pessoa de confiança para ocupar o cargo na aliança do PPS, PSDB e PP. É o segundo rosariense indicado para a chapa majoritária do Governo do Estado depois do melhor prefeito que Rosário já teve, o Dr. Mário Ortiz de Vasconcellos que este ano comemorou seus 100 anos de vida.  O anúncio de Berfran Rosado como candidato a vice-governador de Yeda deve ocorrer até segunda-feira. LEIA MAIS
Confira aqui na Folha Rosariense da Internet, o texto e as imagens do que virou nosso calçadão utilizado na madrugada por grupos de desocupados que fazem muita coisa e perturbam os moradores da quadra entre a Floriano e a Rio Branco. Os moradores querem providências e o problema já é conhecido das autoridades
> Outras colunas aqui publicadas
> Publicado em 04 de junho de 2010
Largada para a eleição
Rosário do Sul começa a receber políticos de todos os partidos preparando-se para a campanha eleitoral e as eleições de outubro deste ano, quando escolheremos um deputado estadual, outro federal, dois senadores, um governador e um presidente. Espera-se uma campanha limpa sem ataques pessoais ou partidários como já ocorreram em anos anteriores principalmente a nível estadual. Rosário do Sul estará participando do pleito com candidatos a deputado Estaduais e Federais. Semana que passou estiveram alguns candidatos que foram recebidos pelas bases e também por sindicatos, demais políticos. Ana Amélia e Rigotto, pré-candidatos ao senado foram recebidos no gabinete do prefeito Ney Padilha. Semana que vem é a vez de Fogaça e Pompeo de Mattos visitarem Rosário.
O PT também trouxe Tarso em um encontro no Legislativo.
> Aproveitando corrigindo informação de edições anteriores da sua Folha, o primeiro pré-candidato ao senado que esteve em Rosário foi Vicente Bogo (PSDB) e o primeiro pré-candidato ao governo do Estado que visitou a cidade não foi Tarso, e sim Luis Augusto Lara.
 

GERENTE DA CORSAN informa que as obras de troca de tubulações na Canabarro entre a rua Julio de Castilhos e Rio Branco já foi concluido incluindo ramais das residências e prédios. O trabalho agora concentra-se da rua Julio de Castilhos até a Barão do Mauá.
Ponte da 640
A Ponte do Km 57, da RS 640 segue interditada para carros leves e pesados. O DAER tinha liberado na terça, porém sensores acusaram problemas. A ponte está tendo as fundações recuperadas mas junto ao arroio não foi feito desvio. Pessoas a pé, motocicletas podem passar. A tendência é a liberação só após a semana que vem.
Em questão
Leitor da Folha pergunta se existe ainda a coleta seletiva do lixo ou o serviço está desativado.
* Mais, e os garis? e a limpeza do pasto nos canteiros da cidade? Faz tempo e parece que o serviço está também desativado.
Meio Ambiente
> Na página 03 um pouco do que é feito nas escolas da cidade para conscientizar e fazer do aluno um multiplicador de ideias relacionadas a preservação de nosso meio Ambiente. Certamente outras escolas e entidades realizaram ações desse tipo na semana do meio ambiente em Rosário do Sul. Fica o registro. Nas próximas edições mais sobre a semana dedicada a nosso meio.

> Publicado em 28 de maio de 2010
Unipampa na pauta
Novamente Rosário do Sul uniu-se e aproveitou um momento ímpar para deixar o pedido de implantação em Rosário da Unipampa. A universidade literalmente rodeou Rosário (pois tem campus em praticamente todas as cidades vizinhas) menos aqui. O pedido foi mais uma vez manifestado, desta vez para o primeiro pré candidato ao governo do Estado que esteve em Rosário do Sul, o ex-ministro Tarso Genro. Tarso, aliás ouviu atentamente a reivindicação formulada pelo prefeito e já colocou em sua pauta de governo. Certamente o mesmo pedido será feito para os demais candidatos ao governo como a própria Yeda Crusius, José Fogaça e também porque não, junto aos candidatos ao senado, etc.
O que conta realmente é que, até o momento Rosário do Sul ficou fora da lista de prioridades nesta importante área que é a educação. Nossos conterrâneos tem de deslocarem-se para São Gabriel ou outra cidade para concluírem seus estudos. Espera-se que os próximos políticos eleitos nas eleições de outubro tenham mais sensibilidade para com Rosário do Sul e seus moradores, e aprovem a vinda de uma Unipampa para nossa terra. Algo que muitos como o Dr. Alsom buscam a pelo menos, 35 anos. Fica o registro.
FALTARÁ LUZ- Faltará luz em uma parte do bairro Primavera neste domingo a tarde das 14 às 17h para troca de postes. A informação foi divulgada na rádio Marajá e confirmada. Só se chover para o serviço não será realizado.
CÂMARA- As sessões legislativas estão muito interessantes de serem assistidas. Nossos políticos, mesmo que sendo apenas nove vereadores, estão trabalhando e debatendo vários assuntos relativos a nossa cidade, que são importantes, como é a questão das centenas de buracos espalhados por ruas com asfalto, com pedras irregulares e também aquelas ruas que não tem nenhum destes dois benefícios primeiros.
VISITAS- Os políticos começam a fazer suas incursões em Rosário do Sul e colher demandas para formularem seus planos de governo. É importante que nossa sociedade peça, e depois, caso sejam eleitos, cobrem o que foi pedido. Nossa sociedade, com certeza, unida, será forte e conquistará todas as suas reivindicações.
NOTA DE AGRADECIMENTO
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer Mary Anne Izolani do Amaral e voluntárias agradecem as seguintes empresas e pessoas amigas que colaboraram para a realização de mais uma edição do café colonial em homenagem às mães, realizado no CTG Crioulos do Caverá.
Righi Supermercados, Engenho Supermercados, JG Supermercados, Fruteira Caverá, Sacolão das Frutas, Padaria Popular, Frigorífico Campeiro, Cargneluti Bebidas, Sociedade de Medicina, Fundação Bradesco, Dona Carolina Confeitaria, Casa da lingüiça, Casa de Carnes Bovinos, Feira do Colono, Salgadinhos da Iêda, senhoras Mara Leão, Ana Lúcia Apoitia, Angela Machado, Fabiane Araujo, Geny Lima, Lourdes Silveira, Diamantina, Marcia Scholtem, Vera Temp, Selma Nagipe, Faustina Garcia, Vanete Gerkhe, Margarete Pegoraro, Leocádia Faco, Neli Doyle, Neli Flores, Terezinha Ortiz, Claudia Paim, Janeri Moreira, Beatriz Marçal, Adriana Giumeli, Luiza Marçal, Maria Helena Prates Cruz, Lidia Manfio, Clair Silva, Cintia Souza e Jalile Wasnin Silveira.
Agradecimento especial a imprensa local pela ampla divulgação do evento e pela parceria nesta luta contra o câncer em nossa cidade. Assina Mary Anne Amaral- Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer

> Publicado em 18 de maio de 2010
Questão da energia elétrica
>Rosário do Sul está passando por um período de transformações, tudo graças a mobilização de sua população. Algo que deve mudar em breve será a questão do déficit de energia elétrica, que tem causado inúmeros transtornos e prejuízos para pessoas e empresas. Na semana que passou mais uma audiência pública ocorreu no nosso legislativo levando segmentos da comunidade, desta vez para tratar sobre esta questão da demanda de energia elétrica. Empenhados em resolver o problema que passa Rosário nesse quesito (fica sem luz em vários pontos quase que diariamente), o vereador Éverton, o vereador Rogério com apoio de seus colegas e o defensor Público Dr Igor Menini da Silva chamaram a AES Sul para dar explicações. Os executivos da empresa assinaram na terça passada um PADAC comprometendo-se em breve a resolver a questão que passa necessariamente pela instalação de um novo ramal energético entre Santa Maria e São Gabriel. Com a conclusão da nova linha, no final do ano Rosário terá toda a energia necessária para evitar apagões. Por enquanto, necessitamos de velas, ou lanternas para que, em caso necessário, utilizar-mos. Fica o registro
Recursos- Finalmente está sendo avistado a verba de 1,6 milhão de reais para suprir parte dos prejuízos causados pela enchente de novembro do ano passado. Demorou mas está chegando. Empenho da administração e do deputado Heinze concretizaram a vinda do recurso na íntegra. Muita coisa ainda necessita ser refeita depois destes cinco meses.
Reclamações- Leitora da Folha em contato com a reportagem reclama sobre a demora da entrega de correspondências por parte dos Correios. Correspondências vindas de Santa Maria, aqui, bem pertinho, demoram mais de uma semana para chegarem até seu destino final. Pede providências urgentes!
Coibindo a delinquência- Moradores do centro, no calçadão da Voluntários reclamam da quantidade de desocupados que ficam na parte da noite fazendo arruaças e inúmeras irregularidades. Além de tudo, estão destruindo o patrimônio. As autoridades estão atentas e já realizaram pela segunda vez uma fiscalização e revista em suspeitos.